Passos importantes para quem deseja fazer um intercâmbio

Já pensou em fazer um intercâmbio? Estudar, morar ou passar um tempo fora do país é o sonho de muitas pessoas. Mas você sabe qual o procedimento necessário?

O intercâmbio pode ser uma experiência incrível para você e quem está se preparando para embarcar nessa ideia, deve conferir alguns passos fundamentais para se planejar.

Passo 1

O primeiro passo precisa ser estabelecido antes mesmo de você começar a juntar dinheiro e é referente a escolha do país para o qual você estará viajando. Monte uma lista de prioridades para a sua viagem e pesquise bastante antes de decidir o destino.

Vale a pena levar em consideração a época do ano em que você estará viajando, alguns países ficam mais em conta em baixa temporada. Este ponto é importante também para que você não seja prejudicado pelo clima da região.

Passo 2

Como o seu intercâmbio será voltado principalmente para o aprendizado ou aperfeiçoamento de uma língua, é bem interessante para você começar a conhecê-la antes de viajar.

Isto não é realmente necessário no caso de intercâmbios voltados para o aprendizado de uma língua, mas é essencial e até exigido por alguns países para quem vai viajar a estudos ou a negócio.

Passo 3

Com tudo fluindo naturalmente, será a hora de pensar no tipo e no tempo que a sua viagem irá durar. O intercambista pode optar por intercâmbio para uma segunda língua, intercâmbio business ou intercâmbio preparatório, por exemplo.

Selecionar o tipo de intercâmbio será fundamental para estabelecer preços e toda a documentação necessária para que você não tenha nenhum problema na imigração.

Passo 4

Agora que você já sabe o local, a língua falada e o tipo de intercâmbio, você pode começar a verificar qual a documentação necessária para a sua viagem.

No geral, as regras podem variar de país para país. Algumas regiões exigem visto para quem vai passar mais de 6 meses, outros possuem coligações com o Brasil e proporcional intercâmbio facilitado.

Passo 5

Um dos pontos mais importantes para quem vai fazer um intercâmbio é o campo da saúde. Você deve verificar quais as vacinas necessárias para ingressar no seu país de escolha. O cartão de vacina precisará ser apresentado em alguns locais.

Além disso, o estudante deverá estar portando um seguro saúde referente ao tempo em que estará no país. Apesar de ser muito importante para a segurança do intercambista, nem todos os países exigem esse documento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *