Por que é tão importante guarda as notas fiscais? Entenda

Sempre que uma nota fiscal é emitida significa que você fez uma transação financeira com alguém ou com algum estabelecimento. Mensalmente, é provável que você acumule vários comprovantes como este, mas é válido lembrar que eles são muito importantes. Se você não sabe porque é recomendo guardar as notas fiscais.

Imposto de Renda

O Imposto de Renda é uma declaração anual que deve ser cumprida pelos contribuintes com rendimentos acima do valor estabelecido pela Receita Federal.

Todos os dados presentes na declaração devem ser justificados por meio de comprovantes e por isso a nota fiscal é tão importante. Dados irregulares no seu documento podem acabar saindo mais caro ou até fazendo com ue você caia na malha fina.

Para realizar o seu Imposto de Renda 2020 será necessário declarar os seus rendimentos do ano anterior e comprovar valores por intermédio das tão importantes notas fiscais.

Mas esteja atento! Nem tudo precisa se declarado e quem ainda não sabe o que é considerado um valor dedutível do IRPF 2020, precisa checar as regras antes de enviar a declaração.

Controle do Orçamento

Em uma questão um pouco mais pessoal, temos o fator financeiro. A nota fiscal pode ser um instrumento de controle dos seus gastos para você.

Guardando todas as suas notas, você pode fazer os cálculos do mês e verificar quanto do seu salário está ficando comprometido por dívidas.

É interessante estabelecer esse parâmetro para ter controle sob o seu orçamento, mas muitas pessoas não gostam de acumular papel. O que fazer?

Bem, algumas maquinetas disponibilizam a opção de enviar o valor da compra por SMS para os clientes. Em contra partida, essa nota eletrônico enviada por mensagem pode não contar como um comprovante de pagamento no caso de troca de produto. O que nos leva ao próximo tópico.

Comprovante legal

A nota fiscal é, acima de tudo, um comprovante das transações que você está efetuando e a única forma de garantir os seus direitos como consumidor.

Na maioria dos casos, guardar a nota fiscal pode proporcionar uma visão maior dos gastos, mas acima de tudo, garante a cliente o poder de troca e de requerimento de outros serviços da loja.

E vale mencionar ainda, que alguns estabelecimentos e lojas de estoque promovem prêmios e promoções para os seus clientes. Com a sua nota você pode comprovar a sua compra, caso venha a ser um cliente premiado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *