Saiba como vencer a timidez nos negócio

Trabalhar no mundo dos negócios exige muitas habilidades bastante específicas. Uma dessas habilidades é a simpatia e capacidade de comunicação. Para muitas pessoas, de diferentes áreas, a timidez é uma grande inimiga.

Se você está passando por uma situação semelhante, saiba que é possível melhorar as suas dificuldades com dicas simples. Leia o texto a seguir e descubra como é possível vencer a timidez nos negócios:

Leia bastante

Você sabia que a leitura pode ser um exercício de confiança? Isto poque, ler permite que você amplie o seu vocabulário e passe a ser capaz de articular melhor as palavras. Assim, você poderá ter a habilidade de emitir o seu discurso de forma mais firme, sabendo se expressar melhor. Uma dica interessante é fazer a leitura em voz alta.

Controle a sua respiração

É normal se sentir nervoso na hora de fechar um negócio ou de entregar um trabalho muito importante. Quando somos colocados em situações anormais para a nossa rotina ou para nossa zona de conforto, o organismo tende a responder a esses estímulos. Sabendo controlar a sua respiração, você estará mantendo a habilidade de articular as palavras.

Ensaie no espelho

Nada melhor para conseguir colocar os seus pensamentos em palavras do que praticar diálogos em voz alta. Você também pode filmar suas apresentações para assistir e avaliar o que pode ser melhorado. A observação e aperfeiçoamento do que é incomodo irá gerar maior confiança no seu trabalho.

Use o silêncio ao seu favor

Geralmente, pessoas tímidas são ótimas ouvintes e você pode usar isso ao seu favor no mercado de trabalho. Saiba ouvir e interpretar o que as outras pessoas querem e precisam. No mundo dos negócios, a comunicação é essencial e isto deve ser um processo de emissão e retorno do discurso.

Demonstre confiança

É difícil parecer seguro quando você está saindo da sua zona de conforto, mas com alguns exercícios, isso pode ser possível. Mesmo que você esteja desconfortável, transpareça firmeza. Não use palavras como “acho, penso, talvez…” e esteja sempre com uma boa postura corporal. Além disso, não se esqueça de respirar fundo para evitar atropelar a sua fala com o nervosismo.

Busque apoio profissional

Essa dica é bem interessante, principalmente para o empreendedor que estará fazendo o contato inicial com alguém. Você pode pedir que um representante ou um conhecido introduza você para uma pessoa ou um grupo. Assim, as apresentações parecem mais naturais e você poderá relaxar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *